PACTO - Estudos em Antropologia da Política e do Direito




O Grupo de Pesquisa PACTO - Estudos em Antropologia da Política e do Direito foi criado no ano de 2013, junto ao Departamento de Antropologia e Etnologia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia.

O grupo reúne pesquisadores em diferentes momentos de suas formações (docência, pesquisa, graduação, mestrado e doutorado) que discutem temas referentes à Antropologia do Direito e da Política. Em relação ao campo da Antropologia do Direito atenção especial tem sido dedicada às análises que envolvem direitos coletivos, povos e comunidades tradicionais e a solução de conflitos. No que tange à Antropologia da Política o grupo busca desenvolver estudos sobre cidadanias, acesso a direitos e participação popular. Para tanto, o grupo é estruturado em duas linhas de pesquisa:

1. Comunidades Tradicionais e Direitos Socioambientais

2. Política Públicas e Cidadanias


Pesquisadores

Cíntia Beatriz Müller (UFBA)
Marcelo Moura Mello (UFBA)
Marina Guimarães Vieira (UFBA)
Lívio Sansone (UFBA)
Roselene Cássia de Alencar (UFBA)
Rosy Oliveira (UFRB)

Cíntia Beatriz Müller (DAE/UFBA), realiza estudos relacionados a antropologia da política e do direito entre comunidades negras quilombolas e de terreiros do Recôncavo da Baía, especialmente, na região da Baía de Todos os Santos. Investiga a construção social de legalidades, processos de territorialização e de identificação de coletivos pesqueiros, rurais e urbanos. Orienta na graduação e na pós-graduação temas relacionados a laudos antropológicos, antropologia política e do desenvolvimento. 

Marcelo Moura Mello (DAE/UFBA), realiza investigações na região costeira da Guiana (antiga Guiana Britânica), entre descendentes de indianos. Sua pesquisa de campo enfoca o culto à deusa hindu Kali e as relações entre a religião, a plantation e as articulações entre raça e trabalho. Atualmente desenvolve projeto de iniciação científica acerca da produção antropológica e historiográfica brasileira acerca do Caribe.

Roca Alencar (DAE/UFBA), desenvolve pesquisa em antropologia urbana estudando as inscrições pictóricas do graffiti e caligráficas da pichação na cidade de Salvador, desde 2010, e no campo da antropologia da saúde analisa os usos sociais de substâncias psicoativas. Através de seus estudos discute temas relacionados biopoder, biopolítica, cidadania, movimentos sociais; produção de subjetividades nas cidades: pichação e graffiti; juventude e lazer na periferia; e educação pública. É voluntária na APAE Salvador e está como Diretora Social desde 2015. Atua junto à Federação da Apaes da Bahia como Coordenadora de Família (FEAPAES-BA).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção - Disciplina de Leitura, Discurso e Produção de Texto - Não teremos Aula dia 24 de abril

Conforme avisado em nossa aula de segunda-feira, dia 22/04, não termos aula na quarta, dia 24/04, pois este tempo será destinado à atividade...