Pós-Graduação em Antropologia (UFBA) - Orientações Concluídas


MESTRADO


16. Fernanda Santos Santiago. Os Efeitos Sociais de Projetos de Mitigação Socioambiental a partir da Perspectiva dos Moradores da Fazenda Pindobal, Alagoinhas/BA. 2023. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

15. Diogo Linhares Fernandes. Conflitos Fundiários Envolvendo Casas de Candomblé: um estudo a partir da AFA, na cidade de Salvador/BA. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

14. André Silva Nectoux. Processos de Inscrição e os Conflitos em Torno de Representações. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

13. Olívia Nolasco Beltrão. "O Direito nós já temos, queremos respeito": a Caminhada afrorreligiosa do Engenho Velho da Federação, Salvador/BA. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

12. Robelle Silva Damasceno. Aborto e Mulheres em Situação de Rua em Salvador, BA. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

11. Sthella Laryssa Barros. Uma análise antropológica sobre a violência doméstica contra a mulher. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

10. Vanusa Santana dos Santos. O bairro 2 de Julho, Centro Antigo de Salvador-BA: a dinâmica dos conflitos em torno do espaço urbano. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

9. Gilda Conceição Silva. Direito à terra e conflito fundiário envolvendo oito terreiros de candomblé em processo de patrimonialização no IPAC. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller. 

8. Jaqueline Sousa Barreto. Ganhadeiras de Itapuã: notas de uma análise etnográfica sobre memória, trabalho e gênero. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

7. Luiz Carlos Silva dos Santos Junior. Pescadores de Jaguaripe: organização política e luta pelos direitos. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

6. Ana Tereza Dutra Pena de Faria. Tabuleiro da Vitória: processo de territorialização e organização social de uma comunidade quilombola no Vale do Iguape,BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

5. João Tavares Flores Campos. O brotar do filho da terra: análise etnográfica sobre o processo de construção de sujeitos de direitos, Quilombo Salamina Putumuju, Maragojipe/BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

4. Lucas Pereira Carwile. Da "caminhada" à "correria": o cotidiano da cidadania em um Bairro Popular. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, . Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

3. Laura Gomes Nascimento. "Aqui são usos e frutos". Análise antropológica sobre a comunidade do Alto do Tororó, Salvador (BA). 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

2. Débora Ferraz de Oliveira. Insegurança nas ruas - uma etnografia de usuários de crack em situação de rua e as políticas de segurança pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, . Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.

1. Rosana Carvalho Paiva. Fundo de Pasto e Quilombo: território e identidade na Fazenda São Pedro, sertaão baiano. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, . Orientadora: Cíntia Beatriz Müller.


DOUTORADO

3. Antônio Marcos de Oliveira Passos. BONJA: os processos de produção do patrimônio cultural e a apropriação do lugar na Ilha de Bom Jesus dos Passos, BA. 2020. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Cíntia Beatriz Müller.

2Bruna Pastro Zagatto. Sobreposições Territoriais em São Francisco do Paraguaçu: território quilombola, fazendas e unidades de conservação, Baía do Iguape, BA. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cíntia Beatriz Müller.

1. Juliana Rosa de Almeida. Enseada Indústria Naval: uma análise sobre processos sociais e dramas em torno de um projeto de desenvolvimento. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia. Orientador: Cíntia Beatriz Müller.



Oficina 2 - Vivência do Cotidiano Estudantil

Atenção! Foi adicionada ao Drive da disciplina Leitura, Discurso e Produção de Textos em CiSo, a segunda atividade de escrita - Oficina 2. P...